Facebook Twitter YouTube Notícias em RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  13/02/2019 

Evaldo Lima destaca a importância da educação patrimonial no conhecimento da cidade

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira, 13, para destacar o projeto “Fortaleza a Pé”, que já existe há mais de 20 anos, foi desenvolvido pelo educador e turismólogo Gerson Linhares, e é segundo o parlamentar, uma grande  demonstração de amor pela cidade e educação patrimonial de Fortaleza.
 
“Esse projeto percorre o centro histórico levando o conhecimento da cidade aos cidadãos de Fortaleza e turistas que nos visitam. 
 
E o Gerson Linhares vai acompanhado da personagem do Bode Ioiô, símbolo do Ceará, que ganhou fama principalmente após ser eleito vereador nas eleições de 1922 e que será tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti”, frisou.
 
O Ceará será destaque no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí e duas importantes escolas homenagearão nosso estado. A União da Ilha do Governador enredo "A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu", com referência a Rachel de Queiroz e José de Alencar. Enquanto o  Bode Ioiô, símbolo do Ceará, será tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti.
 
Evaldo ainda aproveitou o momento para fazer um apelo aos parlamentares e ao executivo para que possam ajudar o turismólogo Gerson Linhares a participar do desfile na escola de samba Paraíso de Tuiuti.
 
 
 Perfil de José de Alencar 
 
José de Alencar é apontado como um dos principais escritores da literatura brasileira. Nasceu em 1º de maio de 1829 em Messejana, que à época ainda era um município. Foi um dos introdutores do Romantismo no Brasil, tendo escrito obras como Iracema, O Guarani, Senhora e Lucíola. Foi homenageado como um dos patronos da Academia Brasileira de Letras, fundada pelo escritor Machado de Assis em 1897, vinte anos depois da morte de Alencar.
 
Perfil de Rachel de Queiroz
 
Rachel de Queiroz, por sua vez, nasceu em 17 de novembro de 1910, em Fortaleza, com destaque na ficção social nordestina. Chamou a atenção no meio da escrita ainda aos 19 anos, quando publicou o livro O Quinze, uma das obras inaugurais do romance regionalista brasileiro. Escreveu ainda romances como As Três Marias, Memorial de Maria Moura e Dôra Doralina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977. Rachel de Queiroz morreu aos 92 anos, em novembro de 2003, conforme a Academia Brasileira de Letras.
 
Perfil do Bode Ioiô
 
Bode Ioiô chegou à capital cearense junto daqueles que enfrentavam a seca de 1915, e logo tornou-se parte do cenário da cidade com suas idas e vindas diárias entre o Centro e a Praia do Peixe.
 
O animal era um símbolo da cultura sertaneja em uma cidade que pretendia ares de modernidade no início daquela época.
 
Com carisma e liberdade, Ioiô circulava pelos estabelecimentos comerciais e ruas de Fortaleza, tornando-se personagem popular e uma representação da cultura e identidade cearenses.
As aventuras do bode foram narradas por memorialistas do Ceará e viajantes. Após sua morte, o dono empalhou o animal e o doou ao Museu do Ceará, onde está em exposição até os dias atuais.
 
 
Mais informações: 

 

Última atualização: 13/02/2019 às 23:24:20
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

 
CADASTRO
Nome 
E-mail  Informação necessária.E-mail inválido.
Telefone  Formato inválido.
SITE OFICIAL DO VEREADOR EVALDO LIMA
Rua Dr. Thompsom Bulcão, 830 Gabinete 11 - Luciano Cavalcante
Fortaleza - Ceará  -  CEP 60.810-460                   COMO CHEGAR
(85) 3444-8301  mandatoevaldolima@gmail.com
RECOMENDAMOS
 
www.igenio.com.br